Em meio a impasses de companhias brasileiras sobre manter ou interromper o modelo remoto, Lambda3 também adota estratégia de contratações para aumentar o quadro colaborativo em 18%, com 31% das pessoas de outros estados
Os modelos presencial e remoto de trabalho ainda são incógnitas para boa parte das empresas. Enquanto 94% das companhias brasileiras acreditam ter atingido ou superado suas expectativas de resultados com o home office, 70% planejam interromper o formato ou reduzi-lo para apenas 25% dos funcionários com o fim da pandemia de Covid-19, segundo pesquisa conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Desde o início da quarentena, o setor de tecnologia foi dos poucos que se manteve fortalecido, sobretudo por conta do aumento das demandas de empresas para a digitalização de seus negócios. Segundo o sócio-fundador e CEO da Lambda3, Victor Hugo Germano, a companhia estima aumento de 40% do faturamento até o final deste ano, em comparação com 2019, sendo que a facilidade de adequação foi um dos fatores determinantes para a estabilidade no momento mais crítico da quarentena.
“Antes da pandemia, tínhamos um cenário em que diversas companhias, inclusive a nossa, pensavam em migrar ou testar o formato, mas sempre deixavam para o futuro. Já tínhamos um modelo de home-office flexível, apesar de adoção não ser full time. Então, o momento foi propício para a implementação e disponibilização total do trabalho em casa, pois era a alternativa mais viável devido às medidas de isolamento social”, explica.
Neste contexto, a empresa se preparou para que todas as pessoas do quadro colaborativo trabalhassem remotamente e, desde então, vem apresentando resultados contundentes, que vão além das projeções de faturamento. “Inicialmente, a nossa meta principal era manter todos os colaboradores. Porém, durante a quarentena, contratamos 16 pessoas e hoje a empresa soma 100. Outro ponto é que tínhamos dificuldade em contratar profissionais de outros estados, quando o formato era presencial, no entanto, devido ao home office, 31% dessas contratações recentes são de fora”, diz Germano.
Além das medidas que potencializaram a agilidade na entrega de demandas, o sincronismo com a necessidade de reinvenção dos clientes, na migração do modelo tradicional para a transformação dos negócios e modernização tecnológica no desenvolvimento de produtos foram determinantes para os resultados da empresa neste período.
“Conforme os projetos de transformação digital se tornaram prioridade para que os clientes garantissem a sobrevivência financeira, agilizamos o suporte para viabilizar recursos tecnológicos e infraestrutura adequada. Essa combinação ajudou a Lambda3 a completar 10 anos no mercado em meio a um cenário econômico caótico no País, mesmo com diversas empresas fechando as portas ou demitindo funcionários por conta da crise”, finaliza Victor Hugo.
Autor: Lambda3
Transformação com AWS reduziu o deployment de modelos de seis meses para cinco dias e ampliou a autonomia de mais de 5,5 mil profissionais em IA
Investidores têm à disposição opções em diversas regiões de São Paulo, com valores acessíveis e facilidade de dar lances online
Além do lucro, a nova métrica empresarial - que integra práticas sustentáveis e felicidade - está transformando empresas em organizações mais resilientes e humanas