The world's mostpowerful website builder.

3 setores beneficiados pelo audiovisual em 2021

Enquanto vivemos a expectativa da retomada do trabalho presencial, crucial para alguns mercados, as mudanças estratégicas seguem como solução.

Enquanto vivemos a expectativa da retomada do trabalho presencial, crucial para alguns mercados, as mudanças estratégicas seguem como solução. Analisando o setor audiovisual, seja em produções com grande elenco ou backstage repleto de pessoas ou eventos sociais, corporativos e shows com presença de público, o último ano foi de reorganização.

Essa necessidade de reinvenção, segundo mapeamento realizado pela APRO no início deste ano, faz sentido, uma vez que 99% das produtoras participantes sentiram algum impacto refletido na diminuição de orçamentos por conta da pandemia. Este fator foi primordial para a reinvenção de nichos.

Os eventos corporativos e de entretenimento buscaram se adaptar às lives, em redes sociais e plataformas on-line. A produção publicitária passou a produzir filmes se utilizando de cenas de banco de imagens, animações e até mesmo enviando equipamentos de gravação para a casa dos “personagens”, de modo a captar cenas que estivessem dentro do contexto de confinamento imposto pela pandemia.

A boa notícia é que alguns setores já adaptados a essa realidade virtual tendem a crescer, mesmo com a volta da normalidade social. O de comunicação, por exemplo, por meio de vídeos para marketing se beneficiou com a produção de conteúdos personalizados, lives e webinars criativos. Este caminho foi utilizado por empresas de diversos ramos no desenvolvimento de ações e campanhas publicitárias, que viram no Motion Graphics uma técnica mais dinâmica e didática que outros formatos de vídeo.

O setor de educação também deve ganhar força no pós-pandemia, já que no último ano o ensino como um todo, por muitas vezes, era a única alternativa viável. Instituições educacionais infantis – públicas ou privadas -, universidades, escolas de idiomas, cursos on-line, entre outros, já perceberam que além do EAD, o método híbrido é uma opção que deve ganhar cada vez mais força. Assim, as aulas gravadas seguem como alternativa, sempre sob o auxílio de produções de vídeo.

O mercado imobiliário será outro a crescer. Primeiro, em razão da quantidade de empreendimentos (com obras em andamento ou já prontos), sobretudo nas grandes cidades. Plataformas de compra e locação passaram a se utilizar de vídeos curtos em respeito ao isolamento social. Essa foi uma das formas mais eficazes de interessados em imóveis terem uma noção de como é o espaço pretendido, sem a necessidade de se deslocar ao local. Com a expectativa de crescimento do setor, as buscas virtuais permanecerão como alternativa prática.

Todas essas vantagens devem seguir fazendo parte desses e diversos outros setores da economia. No entanto, acredito que não há a possibilidade de termos uma retomada sem o relacionamento das pessoas dentro de um contexto pessoal ou profissional, pelo menos no audiovisual. O ser humano é um indivíduo social que utiliza a tecnologia a seu favor para facilitar o acesso à comunicação a distância.

Em um futuro próximo, as facilidades tecnológicas devem seguir em alta, assim como os benefícios trazidos por elas como o acesso, a logística e maior troca de informações das equipes de produção entre si e, também, com o cliente. Porém, não podemos imaginar este cenário como regra, afinal, as interações presenciais seguirão extremamente necessárias.

Rafael Lage é CEO da Trilha 91

 

Autor: Rafael Lage, CEO da Trilha 91

Entre Perfis e Curtidas, por que alguém seria fiel à sua marca?
Entre Perfis e Curtidas, por que alguém seria fiel à sua marca?

A velha e boa discussão quantidade versus qualidade parece nunca sair de moda e o avanço das mídias sociais só fez crescer o debate.

Comunicação não tem receita infalível
Comunicação não tem receita infalível

Você já tentou reproduzir uma receita da internet ou do velho caderninho da sua avó?

Guiando abre novas vagas para TI e outras áreas
Guiando abre novas vagas para TI e outras áreas

Após entrar para o Ranking GPTW em Minas Gerais, empresa especializada em automação inteligente de faturas oferece posições 100% remotas

Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :